Desde que o Gears 5 foi anunciado, muitos jogadores ficaram confusos e até bravos pelo fato de um Gears pela primeira vez em sua trajetória original da série, não ter um protagonista da família Fenix, considerando que todos os anteriores sempre tiveram.
Acontece que, isso não é necessariamente ruim, muito pelo contrário, e aqui vou dar minha visão do que porque que isso é algo positivo para a série.
Atenção, o texto a seguir contém spoilers da saga.
Gears of War está com um novo foco
Com a chegada do Gears 4, quem assumiu o protagonismo foi o filho do Marcus Fenix – o JD Fenix. No decorrer do jogo, a gente percebeu que eles já começaram a moldar um terreno para a Kait no futuro, vide o final. Aqui nós temos certos pontos que podemos questionar e chegar numa conclusão.
Pelo fato do Gears 4 ser o primeiro a ser produzido para a nova geração, ele ficou muito preso aos jogadores quererem ver o personagem mais querido da saga – Marcus Fenix, e mesmo que a The Coalition tenha tentado ingressar com o filho do Marcus, ele não teve o mesmo o impacto que o seu pai.
Isso não é necessariamente, o motivo em questão do porque que o JD não deve ser mais o protagonista do Gears, pois na minha opinião, a The Coalition já tinha uma ideia para isso antes mesmo do Gears of War 4.
O Marcus Fenix sempre foi o pilar da série, mostrando a visão de um soldado experiente de guerra diante os conflitos da CGO. Só que agora pensa comigo uma coisa – algo que sempre foi um dos maiores e melhores assuntos do Gears era o mistério da origem dos Locusts, e que finalmente, depois de anos, nós temos um Gears dedicado a contar sobre isso, então, levando em consideração o final do Gears 4, que a Kait é neta da Myrrah, aonde que os Fenix iriam se encaixar nisso como protagonista?
Dizer que o Marcus Fenix seria filho da Myrrah? Seria um completo absurdo e uma grande forçação de barra. Por isso foi importante eles terem introduzido a Reyna, e também a Kait como nova protagonista na série, pois ela representa uma nova fase do Gears – “a mitologia dos Locusts/Swarms” que vai se estender nos próximos Gears.
Na trilogia inicial nós vimos o Planeta Sera voltado em guerras contra os Locusts e eles tinham como prioridade sobreviver e combater-los, e isto, nós vimos controlando o Marcus Fenix um experiente de guerra.
Agora com o Gears 5 nós vimos Sera se tornando refém dos Swarms aos poucos com a ascensão deles, e estamos controlando uma personagem na qual tem a maior relação possível com isso, pois se uma ameaça que tem ligação com os Locusts está de volta, e tem uma herdeira da Rainha dos Locusts que está ameaçada de virar a próxima Rainha, quem mais poderia protagonizar o Gears agora?
Isso não significa que os Fenix são descartáveis agora, longe disso, até porque foi por causa do Esquadrão Delta liderado pelo Marcus Fenix que eles salvaram a humanidade dos Locusts e do Lambents no Gears 3, e o peso da família Fenix no Gears é muito grande por conta disso e também pela Anya ter sido uma das, se não a melhor ministra que a CGO já teve.
A prova de que eles sabem que nós gostamos dos Fenix é que eles não mataram o Marcus – que é o favorito de todos, e também porque ele teve um peso na trama do Gears 5 para a Kait.
Gears está se expandindo
O fato de termos uma nova protagonista no Gears, mostra que eles estão se arriscando a se expandirem mais, e vimos que isso funcionou. Eles pegaram um tema muito interessante que é da origem dos Locusts e o adaptaram para uma protagonista que tem relação com a Rainha dos Locusts. Isso nos forneceu uma narrativa profunda no Gears 5 que deve se alongar nos próximos, provavelmente.
O Marcus tem um bom relacionamento com a Kait, arrisco dizer que melhor que com o JD, isso foi reforçado no livro Gears of War: Ascensão e até um pouco no Gears 5. Isso mostra que podemos ter dois grandes personagens dividindo os pilares no Gears, um da velha guarda e uma da nova onda.
Diferente do que alguns estavam comentando na internet afora, não existe nenhuma “engenharia social” por de trás disso. Com o Gears 5, só nos foi reforçado que as personagens femininas são muito guerreiras e fortes e para provarem que eles são assim, elas lutam e vão pra guerra sem pensar duas vezes, é isso os que a torna tão especiais.