O texto a seguir contém spoilers da saga
Depois que o Gears 5 revelou a origem dos Locusts e também da Myrrah, muitos se questionaram novamente sobre o que levou o maior acontecimento da saga Gears of War que foi o Dia da Emergência.
O Dia da Emergência foi quando os Locusts emergiram das profundezas para o solo do planeta Sera, quase extinguindo a raça humana que tinha acabado de entrar em um armísticio depois de 79 anos lutando pela Emulsão.
No ato 2 do Gears 5, Niles explica que a Myrrah começou a rebelião após ele dizer que a Reyna morreu. Aqui pode ter uma certa confusão mas não é o que parece.
Nos quadrinhos de “Rise of RAAM” onde conta momentos antes do Dia da Emergência acontecer, quem foi o responsável pelo Dia-E foi o RAAM, já que durante a Guerra do Pêndulo (CGO vs URI), os Locusts estavam no subsolo lutando contra os Lambents e eles estavam perdendo.
RAAM teve a ideia de liberar os Locusts pra superfície e assim desencadear o Dia-E e afogar os humanos as cinzas. Porém, no quadrinho, eles já prepararam o terreno para o que nós iriamos ver no Gears 5, pois a Myrrah já tinha essa ideia e o RAAM foi a certeza de que ela faria isso, confira:
Myrrah sempre teve o plano de atacar a superfície (devido ao que aconteceu com a Reyna) mas estava esperando o momento certo para isso. Com os Locusts perdendo a guerra contra os Lambents nas cavernas de Sera e a brilhante ascensão e ideia de RAAM de libertar os Locusts pra superfície foi assim que desencadearam o maior acontecimento do Gears of War – Dia da Emergência.