Pouco tempo depois do anúncio do Gears of War E-DAY, o ex-chefe do estúdio da The Coalition e co-criador da série – Rod Fergusson, ficou bastante entusiasmado com a revelação do jogo.
Em entrevista ao GamesRadar+, Fergusson afirmou que ficou empolgado com a proposta do novo título e elogiou a decisão da The Coalition de revisitar o icônico “Dia da Emergência“, marco na cronologia da série.
Ele deixou claro que não possui nenhum envolvimento com o desenvolvimento de E-Day, sendo este o primeiro jogo da franquia em que não teve participação criativa direta.
“Tive envolvimento criativo em todos os 9 episódios anteriores, então este é o primeiro com o qual não tive nada a ver”, explicou Fergusson. “Mas estou muito animado com esse jogo. Nunca imaginei que a The Coalition voltaria ao E-Day, e acho que é o momento certo para isso.”
Segundo Fergusson, a ideia de representar o Dia da Emergência nos consoles da geração Xbox 360 chegou a ser considerada, mas foi descartada pelas limitações técnicas da época. A escala da invasão Locust exigiria uma capacidade de processamento que os consoles antigos simplesmente não podiam oferecer.
“É uma invasão massiva em que morrem dezenas de milhões de pessoas; não achávamos que poderíamos fazer justiça a isso no Xbox 360”, comentou. “Mas agora, vendo o que a The Coalition está fazendo com o Unreal Engine 5 e o que são capazes de alcançar no Xbox Series, é o momento perfeito para contar uma história como essa.”
Fergusson finalizou dizendo que está orgulhoso do trabalho do estúdio e ansioso para ver como o novo jogo vai aprofundar o universo da série. Para os fãs de longa data, o apoio de uma figura tão importante para a franquia só aumenta a expectativa para o lançamento de Gears of War: E-Day.