Em 2014, a Microsoft adquiriu os direitos da franquia da Epic Games e foi atrás de Rod Fergusson pra comandar o estúdio para trazer o Gears de volta, e desde então a série vem sendo gerenciada pela The Coalition – antiga Black Tusk Studios.
Pelo outro lado, Cliff Bleszinski tentou emplacar com novas IP’s, como foi com LawBreakers que acabou fracassando, e logo após isso, acabou tirando um período sabático e até mesmo pensou em se aposentar do ramo de jogos.
Em 2020, depois do lançamento do Gears 5, Bleszinski começou a se pronunciar abertamente que estava querendo voltar ao Gears, porém não como líder do estúdio, e sim como consultor, algo parecido com o que era o Shinji Mikami na Tango Gameworks.
Entretanto parece que nem a Microsoft e nem a The Coalition sequer entrou em contato com um retorno para ele, o que está deixando ele muito “perplexo”.
Numa entrevista recente realizado pelo ElGamerWICHO! um criador de conteúdo do Gears, ao qual ele está entrevistando Bleszinski, ele afirmou que se sente bastante “perplexo” pelo fato da Microsoft sequer ter entrado em contato com ele para ajudar na franquia.
“Fico perplexo que a Microsoft não tenha me procurado para pelo menos me consultar. É tipo assim: “Me dê um kit de desenvolvimento do Gears 6, deixe-me jogar, deixe-me ver o roteiro e deixe-me dar um joinha, não quero dirigi-lo, você sabe, mas acho que além de anunciar que estou de volta seria uma grande coisa que poderia revitalizar a franquia…”
Bleszinski ainda indaga a forma como a Microsoft está lidando com suas franquias principais e diz que continua sendo um amante de Gears:
“É estranho, quando se trata de Gears e Halo eu simplesmente não entendo o que a Microsoft está tentando fazer. É muito frustrante porque sempre terei esse jogo em meu coração…”
Cliff também diz o que faltou em Gears 4 e 5 e se disse aberto para a adaptação do Gears na Netflix:
“E essa é uma das minhas críticas ao 4 e 5, são ótimos jogos mas sinto que falta coração. Mesmo que queiram me consultar para o filme da Netflix e por que não? Vou dar conhecimento gratuito agora. Gears é sobre os horrores da guerra. O sofrimento, o fato de como a guerra é uma merda…”
Parece que a Microsoft e The Coalition não pretende trazer Cliff de volta, apesar dele e uma grande parte dos fãs de Gears clamarem pela sua volta.
O próximo Gears segue em desenvolvimento pela The Coalition, agora liderado por Mike Crump, um funcionário que era do próprio estúdio.