Todo mundo que jogou o Gears 5 sabe que é um dos mais impressionantes visualmente da saga. Não apenas seus interiores ou suas interações com o ambiente, mas as paisagens e atividades com a terra deixam os jogadores por muitas vezes apreciando o jogo. Partes dele em que estamos na neve é uma das coisas mais bonitas que já vimos no Gears.
Obviamente, os jogadores não foram os únicos que perceberam isso, e até os desenvolvedores elogiaram o trabalho da The Coalition ao renderizar as seções em que o gelo quebra. Eles explicaram o processo de como o efeito do gelo que foi criado e como ele se quebrava.
Eles falaram do departamento de gerenciamento com a VFX.
O chefe de design da campanha, Matt Searcy, disse à Polygon que “esse tipo de recurso, focado tanto no visual quanto na jogabilidade, afeta quase todas as disciplinas de nossa equipe: design, animação, efeitos especiais, áudio e programadores estão envolvidos na realização do efeito gelo desde o primeiro protótipo do jogo até o estado final polido.”
Isso significa que, para alcançar um efeito de puro realismo, uma grande equipe de pessoas de diferentes disciplinas precisa se concentrar no que deseja criar.
James Sharpe, técnico da VFX e líder de arte, também comentou os assuntos mais técnicos de efeitos especiais:
“Para fazer o solo desaparecer visualmente, usamos operações de sombreamento para empurrar a geometria abaixo do plano da água. Essa transição é coberta com um efeito de partícula e algo genérico destrutível que se ajusta aproximadamente ao buraco e usa uma ferramenta física simplificada que construímos internamente. Há muito o que fazer para que o próprio gelo diga ao jogador qual é o “estado” quando ele é atingido, como você pode ver a diferença entre áreas sólidas e quebradas, a satisfação do que acontece com um inimigo quando ele se congela… tudo é importante!”
Certamente foi uma conquista impressionante da parte da The Coalition no quesito visual e até técnico.