Todos que gostaram da remasterização do primeiro Gears com sua versão Ultimate Edition lançada em 2015, sonha em ver o Gears of War 2 com o mesmo tratamento, acontece que existem diversos motivos pelo qual isso não deve acontecer e iremos discutir sobre isso hoje.
O motivo do “remaster”
Antes de tudo vamos recordar de algo importante – o fator do Gears of War: Ultimate Edition existir é por causa da Microsoft. Em 2014 quando eles adquiriram o Gears of War para eles e reformularam seu setor de jogos tendo o Phil Spencer como chefe da divisão Xbox, juntando também que os fãs estavam sedentos pela volta da franquia na nova geração, eles tinham um objetivo naquela época – queremos Gears of War de volta ainda em 2015 para o Xbox One.
Rod Fergusson que assumiu como chefe do estúdio responsável pelo Gears na época disse que seria impossível trazer uma sequência da franquia em apenas um ano, então surgiu a ideia de fazer a remasterização do primeiro Gears, e isso, coincidiu com o fato de que tinha os demais Gears entraram na retrocompatibilidade do Xbox One que chegou exatamente no mesmo ano de 2015.
Hipoteticamente dizendo, fazer a remasterização do Gears of War 2 não faz nenhum sentido. Ainda que a ideia de remakes e remaster hoje em dia estejam em alta vide o sucesso de Resident Evil 2, Final Fantasy, Crash Bandicoot e entre outros, com o Gears não é algo que devam seguir na mesma linha de fazer um por um e lançando, ainda que o Game Pass pudesse abraçar essa ideia.
Outro ponto importante é que a The Coalition procura criar sua própria identidade ainda que busquem inspiração um pouco do passado. Aonde eu quero chegar com isso? Bem, vamos imaginar o seguinte:
Vamos supor que eles lançam o Gears 6 junto com o Gears of War 2: Ultimate Edition, a probabilidade da comunidade inteira ficar só no Gears 2 é muito alta, deixando assim seu principal título que investiram horrores que seria o Gears 6, de lado, e sabemos o quanto que a comunidade do Gears é bastante responsiva naquilo que querem.
Entretanto, todavia, nem tudo são más notícias ou até mesmo más especulações que podemos ter. A The Coalition sabe que a comunidade clama não somente pelo remaster do Gears 2 mas sim por uma coletânea da saga, eu digo a trilogia toda refeita com gráficos de nova geração, e sim, nesse caso podemos ter mais esperança.
A esperança ainda vive
É inegável o sucesso de Halo The Master Chief Collection, e sabemos que é a franquia principal da Microsoft, e pois bem, eles já bateram o martelo durante a E3 de 2018 – “queremos transformar o Gears em nosso próximo Halo“ com o anúncio de três Gears no palco – o quinto título da série principal e o mais ambicioso até hoje, um jogo mobile e um de tática de turnos.
O reflexo do bom desempenho que Halo Master Chief Collection vem tendo é impressionante e isso é excelente pra sonharmos com uma coleção de todos os Gears, não é impossível e improvável por alguns fatores – E se seguissem exatamente os mesmos passos que a 343 fez? Ter tempo para desenvolver um Gears 6 que agrade a todos enquanto a comunidade joga a coletânea da saga remasterizada junto com o Gears 5?
Estamos já em uma nova geração com o Xbox Series X e ainda teremos a Unreal Engine 5 uma tecnologia completamente nova e extremamente impressionante para a criação de jogos. Não somente teríamos a trilogia mas agora o Gears of War 4 estaria incluído também no quem sabe chamado “Fenix Collection”?
É claro que tudo isso não se passa de opiniões baseadas no que deu certo, acredito que o mais provável que aconteça daqui em diante é que a The Coalition siga criando novos Gears das mais diversas maneiras assim como foi com o Tactics e o POP e buscando expandir na linha principal com novas mecânicas.
Vamos levar em conta algo interessante a se notar que o chefe da The Coalition hoje é o Mike Crump que foi um dos responsáveis pelo Gears of War: Ultimate Edition, ainda que não fosse só ele que tivesse feito o jogo é claro, vimos que ele tem um pouco mais de visão sobre o que os jogadores do Gears querem de verdade após ele ter assumido o estúdio recentemente, lançando a Operação 5 que é baseada no Gears 2 e 3 e foi altamente elogiada.
Eles devem abordar alguns novos Gears spin off e se caso essas novas mecânicas derem certo eles tragam para a linha principal. No entanto, existem motivos de sobra para eles considerarem uma coleção da saga para a nova geração.
Um grande exemplo é o engajamento que a comunidade vem tendo nas redes sociais lançando o #FenixCollection, além de é claro, uma imagem que foi postada remetendo ao Gears of War 2 que atingiu mais de 17 mil curtidas fazendo com que a própria The Coalition tivesse que se pronunciar para dizer que não era nada referente ao que estávamos imaginando.
Infelizmente não se tratava de nada sobre uma coleção ou até mesmo do Gears of War 2 e sim da Operação 6 do Gears 5, porém, isso mostrou o quanto todos estão esperançosos pra que eles possam reviver a trilogia de alguma forma, e tenho certeza de que todos iriam adorar e eles certamente ganhariam mais votos de confiança.
Portanto, lançar a coleção remasterizada do Gears não é algo impossível pois – todos os jogadores querem, temos o Game Pass, e isso poderia servir até mesmo como um descanso para The Coalition pensar no que eles podem fazer no Gears 6.
Novamente ressalto que tudo isso se trata de uma opinião pessoal, se caso quiser deixar a sua, escreva abaixo nos comentários.