Uma das grandes novidades do Gears na nova geração é a abordagem da narrativa na história da Kait, que assume o papel principal após Marcus Fenix e JD Fenix. Mas a The Coalition considera necessário esclarecer que eles não estão fazendo uma nova trilogia.
A intenção é abandonar o esquema tradicional e abordar uma nova concepção da saga como um todo.
Seria fácil pensar que Gears of War 4 começou uma nova trilogia com a mudança de protagonistas e que Gears 5 seria o segundo da nova trilogia antes do jogo final que seria o próximo, mas não é.
“Estamos tentando sair da mentalidade da trilogia. A palavra que eu gosto agora é saga. Não queremos nos limitar a um princípio, um nó e um resultado – um, dois e três. Evite “Oh, este é o jogo do Império Contra-Ataca”, diz Rod Fergusson, chefe da The Coalition.
São realmente boas notícias que indicam o futuro a longo prazo da franquia, sem necessariamente ter que terminar o arco narrativo no próximo jogo e recomeçar novamente com novos protagonistas e enredos. A The Coalition está clara que a saga Gears of War tem um contexto muito rico que deve ser usado na narrativa de seus jogos a partir de agora para oferecer histórias do nível deste Gears 5.
O Gears 5 já está disponível oficialmente para todos os jogadores por meio de lojas e Xbox Game Pass.