A Microsoft disse que planeja manter o Xbox One funcionando no próximo ano, mesmo com os desenvolvedores fazendo uso de um hardware mais poderoso: streaming em nuvem.
Em uma postagem no Xbox Wire, a Microsoft disse que algumas exclusividades para 2022 exigem a potência do Xbox Series X e S e, portanto, usará o Xbox Cloud Gaming para rodar no Xbox One de oito anos.
A Microsoft confirmou que usará o Xbox Cloud Gaming para trazer o Microsoft Flight Simulator, por exemplo, para o Xbox One. Outros jogos mencionados pela Microsoft que se enquadram nessa categoria incluem Starfield, Redfall e Stalker 2.
“Alguns jogos que serão lançados no próximo ano de nossos estúdios e parceiros originais, como Starfield, Redfall e Stalker 2, exigem a velocidade, o desempenho e a tecnologia do Xbox Series X / S
“Estamos entusiasmados em ver os desenvolvedores concretizarem suas visões de maneiras que somente o hardware de última geração permitirá. Para os milhões de pessoas que jogam nos consoles do Xbox One hoje, estamos ansiosos para compartilhar mais sobre como iremos trazer muitos desses jogos de última geração, como o Microsoft Flight Simulator, para seu console por meio do Xbox Cloud Gaming, assim como fazemos com dispositivos móveis, tablets e navegadores.”
É um desenvolvimento interessante para o Xbox One, que, de acordo com esta citação, pode ter sua expectativa de vida estendida significativamente como uma plataforma de jogos em nuvem. Na semana passada, a Microsoft disse que está nos “estágios finais” de atualização de seus datacenters em todo o mundo com o Xbox Series X.
Isso significa que, de certa forma, muitos dos jogos que virão daqui em diante podem não ser lançados de formas nativas ao Xbox One mas terão a possibilidade de lançá-los através do xCloud, incluindo até mesmo o próximo Gears que deve chegar futuramente.
Isso mostra como a estratégia da Microsoft deu certo em apostar na nuvem, que, por mais que os jogos sejam lançados somente para a nova geração, isso leva um certo tempo, e até que essa transição ocorra gradativamente, eles estarão disponibilizando jogos pelo xCloud para os donos de Xbox One jogarem por muitos anos.