Quebrando um pouco o gelo enquanto estamos esperando o anúncio da próxima entrega do Gears, porque não visitar outros universos, não é mesmo?
Gears reformulou o moderno jogo de tiro em terceira pessoa, que abriu oportunidade para outros diversos virem com essa fórmula. Uma fórmula que inclusive já falamos aqui no site no 14º aniversário da franquia.
Não é errado copiar o que deu certo, Gears em especial, pegou a ideia de um jogo que tinha essa mecânica – como o clássico Kill Switch, de uma forma nunca vista antes, e criou uma franquia que inspirou várias posteriormente.
É certo afirmar que Gears foi um divisor de águas devido a uma mecânica sua que deu muito certo.
Tendo em mente tudo isso, vou listar alguns jogos que todo fã de Gears pode muito bem gostar devido a similaridade de gameplay.
Warhammer 40000: Space Marine – THQ/Relic
Em Warhammer 40.000 Space Marine você controla o Capitão Titus, um soldado espacial da divisão dos Ultramarines e um veterano experiente de incontáveis batalhas.
Uma horda de milhões de Ork invadiu um mundo forja imperial, uma das fábricas planetárias onde são criadas as máquinas de guerra para a incessante batalha pela sobrevivência da humanidade.
O jogo lembra bastante a dinâmica das batalhas do Gears, com armamento pesado, hordas de inimigos brutos e incessantes, o que rende algumas boas horas de gameplay facilmente. Sem duvida, se você gostar de Gears, há uma grande possibilidade de gostar dele.
Para nossa felicidade ele se encontra na retrocompatibilidade do Xbox, então, se você tem a versão do Xbox 360, poderá jogar no Series.
Spec Ops: The Line – 2K/Yager
Quando se trata de um jogo em terceira pessoa de ação e tiro, muitos devem imaginar que é só mais um genérico, porém definitivamente não é o caso de Spec Ops: The Line.
Você controla o Capitão Martin Walker que está acompanhado por uma equipe Delta Force numa missão de salvamento de um coronel do exército americano no Dubai.
O jogo se destaca pela sua narrativa, que é o ponto mais marcante de tudo. Se você gosta de uma trama aprofundada em jogo, certamente esse é pra você jogar.
Seu estilo de jogo e o sistema de cobertura lembra bastante o Gears, e não levará muito tempo até que você se adapte ao gameplay dele. Sem duvida alguma, esse é um dos mais recomendados dessa lista.
Ele se encontra disponível na retrocompatibilidade do Xbox também.
Dark Void – Capcom
A sétima geração de consoles nos proporcionou diversos jogos de ação em terceira pessoa, muitos deles infelizmente acabaram passando batido, como irei mencionar bastante nessa lista, e um deles foi Dark Void.
Nele enfrentamos uma ameaça alienígena que a humanidade já havia banido. O jogo mistura combate terrestres e aéreos e muito deles em terceira pessoa. Apesar do jogo já ter envelhecido pra época que estamos, ele ainda sim diverte pelo seu gameplay e é uma experiência interessante pra quem gosta desse estilo.
Se você gosta de batalhas de coberturas e ação intensa, você pode acabar gostando dele apesar de sua gameplay um pouco defasada para os dias de hoje.
Esse também se encontra na retrocompatibilidade do Xbox.
Vanquish – SEGA/Platinum Games
Em um futuro distante, após a Rússia desenvolver uma poderosa arma de destruição em massa e promover um ataque aos EUA, o governo americano declara guerra ao país inimigo e lança seus melhores soldados para a estação espacial onde se localiza uma arma poderosa. Junto com uma tropa especial, a DARPA (sigla de uma agência especializada em armamentos avançados) envia um de seus experimentos mais bem sucedidos: o soldado Sam Guideon e sua poderosa armadura chamada ARS.
Quando se trata de jogo de ação frenética em terceira pessoa, com certeza Vanquish deve surgir em sua mente. Ele é um jogo de ação muito acelerado com muitas batalhas de chefes e um estilo visual único.
Se você gosta de jogo de ação desenfreado e em terceira pessoa, Vanquish é altamente recomendado, que também se encontra na retrocompatibilidade do Xbox e com uma versão remasterizada para o PC.
Army of Two – EA
Army of Two é uma franquia muito especial dentro dessa fórmula embora pareça que não. A trilogia é extremamente divertida para se jogar em cooperativo, e seu gameplay lembra bastante o nosso Gears.
Os jogadores controlam a dupla de mercenários Tyson Rios e Elliot Salem, que realizam missões paramilitares de alto risco, no melhor estilo Tango e Cash ou Riggs e Murtaugh de Máquina Mortífera.
A trilogia é altamente recomendada, ainda que o terceiro game “The Devil’s Carter” tenha ressalvas no quesito narrativo, ele ainda sim diverte e muito e sem duvida é um jogo muito bom de se jogar para quem gosta do estilo Gears.
Somente o primeiro Army of Two está na retro do Xbox.
Binary Domain – SEGA
Em Binary Domain você vai precisar contar com a ajuda de todos os seus companheiros para vencer todo tipo de inimigo robótico. O jogo é no estilo “squad-based”, ou seja, você deve trabalhar em equipe para conseguir realizar as missões de cada partida.
No enredo, um exército de robôs assassinos está destruindo Tóquio, em 2080, e um grupo de soldados de diversos países é reunido para enfrentá-los.
Assim como no Gears, Binary Domain se destaca pela ação frenética e seu sistema de cobertura com cooperativo. O jogo também se adapta a suas escolhas durante o gameplay que sem duvida alguma, foi um dos melhores jogos de terceira pessoa da sétima geração.
Se achou interessante, ele está disponível na retro do Xbox.
Quantum Theory – Koei Tecmo
Visto o sucesso do Gears com uma pitada de estilo de tiro em turnos, já que você não pode somente atirar e sim basear uma estratégia em campo para poder atirar sem ser atingido, muitas desenvolvedoras do Japão tentaram a fórmula com algumas apostas.
Uma delas foi Quantum Theory, que incorpora um sistema parecido.
Situado em um mundo orgânico de ficção científica, anos se passaram desde que uma guerra mundial deixou o mundo em um estado catastrófico, deixando apenas alguns sobreviventes. A vida foi ameaçada por um material preto chamado Erosion, criando um ambiente pós-apocalíptico. Os humanos sobreviventes formam uma milícia para conquistar a Erosão e partir para derrubar a “Torre Viva”. O personagem principal, Syd, pretende destruir a Torre. Ele conhece Filena ao longo do caminho, enquanto ambos sobem ao topo em busca de respostas. A torre está em constante erosão e se intensifica à medida que o jogo avança.
Apesar das críticas na época o jogo lembra bastante Gears pela sua atmosfera, enredo e universo. Infelizmente o acesso a esse jogo se torna muito difícil uma vez que ele não se encontra nem no PC e nem na retro do Xbox.
Inversion – Bandai Namco
E se misturássemos Gears of War com gravidade? Pois bem.
Em Inversion estamos em Vanguard City, controlamos o policial Davis Russell e seu parceiro Leo Delgado que estão de plantão quando a cidade é atacada por um exército de soldados bárbaros e estranhos chamados “Lutadores” que estão armados com tecnologia que desafia a gravidade.
Com essa própria tecnologia de gravidade Davis e Leo conseguem manipular e utilizarem a seu favor para o desenvolver da trama.
As batalhas do game são imersivas e bastante interativas, que rende bons momentos de ação e aventura, assim como nosso bom e velho Gears.
Outriders – Square Enix/People Can Fly
Situado no ano de 2159, Outriders retrata a necessidade da raça humana de deixar o planeta Terra para trás, que já não suporta mais as suas condições climáticas. Duas colônias são enviadas para um mundo desconhecido, chamado de Enoch, com a intenção de reconhecer, dominar e habitar o planeta.
Outriders tem um certo aspecto familiar já que a desenvolvedora – People Can Fly, trabalhou no Gears Judgment, então, a trama e muito de seu gameplay lembra um pouco nossa franquia favorita.
Claro que são gêneros e propostas diferentes, no entanto, sua fórmula e jogabilidade lembra e muito o nosso conhecido Gears, que pode te proporcionar muitas horas de jogo.
É claro que não mencionei todos os jogos que se parecem com o Gears, pois o intuito nessa listagem foi tentar buscar o máximo de similaridade possível com o próprio Gears no quesito gameplay/lore e que vale a sua atenção.
Lembrando mais uma vez – os jogos dessa lista são de tiro em terceira pessoa, alguns de ficção científica e outros sem considerar os elementos da história e lore do que conhecemos do Gears, portanto, o fato de alguns deles serem de guerra e não envolverem a ideia e conceito de história do Gears não impede de se parecerem com a gameplay do Gears e assim gerar curiosidade de você conhecer e jogar.
Caso tenha alguma outra sugestão de jogo parecido, fique a vontade para escrever no campo de comentários abaixo.