Com a saída de Rod Fergusson, a Microsoft decidiu comentar mais sobre o futuro da franquia e se eles pretendem começar a desenvolver outros jogos a não ser Gears of War na The Coalition. A princípio a resposta é óbvia, porém, no momento eles estão tentando expandir a série de diversas formas.
Novamente na mesma entrevista com a Games Industry, Matt Booty comentou sobre o caso.
Games Industry: A The Coalition, como 343 com Halo, Turn10 com Forza e Mojang com Minecraft, são os guardiões do Gears. No entanto, com Fergusson seguindo em frente, o Gears 5 no mercado e o Gears Tactics praticamente lançados. Poderíamos ver a empresa se ramificar e fazer algo novo?
Booty: “No momento, nosso foco está realmente em garantir que cumpramos a promessa do Gears, como explicamos aos fãs. Temos muito conteúdo do Gears a caminho. Temos o Gears Tactics. Continuamos a apoiar o Gears Pop (jogo para smartphone). Esse é o foco em primeiro lugar.
“Obviamente, temos muita sorte de ter novos estúdios como a Ninja Theory e Obsidian, conhecidos por serem capazes de criar novos mundos, novos personagens e novas histórias. Mas como somos responsáveis de grandes franquias, certamente é nossa responsabilidade para os fãs continuar trabalhando nelas. Mas mesmo dentro desses limites, há muito espaço para inovar em qualquer IP”.
Em 2018, a Microsoft anunciou um plano para ampliar a série Gears. A empresa revelou três Gears diferentes na E3 2018. Gears 5, Gears Pop e o jogo de estratégia baseado em turnos para PC Gears Tactics. Isso foi o início de expansão da franquia em vários meios.
Booty: “Foi um esforço conjunto para pensar em como podemos ampliar esse universo. Quando você pensa em ampliar uma franquia, não se trata apenas de levar personagens e histórias em novas direções, mas sim sobre o que as novas mecânicas de jogo podem surgir? Quais são as novas maneiras de se envolver com a franquia? Isso aparece de maneiras sutis, por exemplo, a maneira como o personagem Jack [o drone no Gears 5] foi usado como uma maneira de os jogadores mais novos se envolverem e começarem a aprender sobre o Gears. Todo o caminho para coisas que são muito mais evidentes, quando você está falando sobre algo como Gears Pop, que está em um dispositivo completamente diferente e com um estilo de jogo completamente diferente. Foi absolutamente um esforço muito focado e planejado para expandir a franquia.
Continuamos crescendo em vários mercados, mídia linear… A Universal ainda tem a opção do filme por aí. Então nos sentimos muito bem. E em termos de desempenho do jogo, ele se saiu muito bem no Game Pass”.
Penso em nossas franquias em termos de mundos, personagens e histórias. Esses são realmente importantes. Em termos de universos de ficção científica que existem, o universo Gears tem muito potencial para construirmos. Tanto em termos de evolução quanto de revolucioná-lo. Estou confiante de que temos a matéria-prima e o talento existente para avançar”.
Parece que a Xbox Game Studios vai continuar apostando e muito na franquia nos próximos anos, agora que o Gears 5 foi lançado e o Gears Tactics pronto para chegar esse ano, vai ser interessante como eles poderão abordar novos métodos de criação do Gears de diferentes formas.