A franquia Halo junto com o Gears é uma das franquias mais importantes para a Microsoft e um dos motivos que a tornou assim tão essencial para a marca foi devido a seu Multiplayer que cativou milhares de fãs ao redor do mundo e que usufruiu muito da Xbox Live do lendário Xbox Clássico e do Xbox 360.
Porém os servidores dos Halos do Xbox 360 irão ser encerrados no final de 2021, a 343 Industries – responsável pela franquia, em um comunicado anunciou que terá que abrir mão dos Halo do 360 para se dedicar completamente em Halo: The Master Chief Collection e também em Halo Infinite pois manter ativo os servidores dos Halos do 360 custa um trabalho para a equipe.
O que muitos possam pensar agora é que isso talvez poderia impactar ou ser um alerta de que os Gears do Xbox 360 podem ter seus servidores encerrados também, acontece que isso está longe de acontecer, pelo menos por enquanto.
Eu não posso dizer pela Microsoft é claro, no entanto, não precisa pensar muito pra analisar a situação. Atualmente temos todos os Halos (com exceção do 5) em Master Chief Collection com suas versões remasterizadas, tudo num pacote que a 343 entregou aos fãs, agora com o lançamento completo no Xbox One, Series e no PC eles terão que se dedicar nessas plataformas pois essas são as vias principais agora do qual a franquia terá seus lançamentos e também de atualizações do Master Chief Collection.
Já no caso do Gears não temos uma coleção da franquia. Como sabemos, a retrocompatibilidade do Xbox 360 no Xbox One/Series funcionam através de emulação, então, se eles encerrarem os servidores do jogo, consequentemente quem joga no Xbox One/Series não jogará mais também pois essa é a única forma de jogar o Multiplayer do Gears of War 2, 3 e o Judgment atualmente, por justamente não terem remasterizações.
Já no caso do primeiro Gears of War, não me impressionaria se a Microsoft encerrasse servidores num futuro próximo, pois como sabemos temos a versão Ultimate Edition dele para o Xbox One/Series no entanto, a forma como deve ser mantido os servidores do Gears pode ser diferente de como é em Halo.
É claro que isso tudo é com base no cenário que vemos atualmente, não faria sentido nenhum desativar os servidores dos Gears antigos levando em conta que não temos outra via pela qual podemos jogar o Multiplayer deles, a não ser é claro que a The Coalition repense em fazer uma coleção remasterizada, porém, até isso acontecer, eles mais do que devem manter os atuais ativos.