Na última quinta-feira (11) foi realizado uma pequena confraternização entre a Microsoft e a Bethesda, que agora irá produzir jogos exclusivos para o Xbox e PC. No meio da conversa Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft disse que o estúdio id Software responsável pelo DOOM poderia colaborar com a The Coalition e a 343 com Gears e Halo.
“Não há outro estúdio que arranca tanto de cada pixel – e cada frame – na tela como a id Software faz. E quando você pensa na capacidade deles e eles colaborando, trabalhando e conversando com a The Coalition e a 343, em jogos de tiro em primeira e terceira pessoa que nós temos, os estúdios que estão aqui, é uma capacidade fantástica”.
Dentre os estúdios junto com a Bethesda, a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft inclui também o motor gráfico id Tech 7, uma das engines mais poderosas da atualidade, usada em Doom Eternal, e que poderia vir a ser adaptada para futuros lançamentos das franquias Halo e Gears of War.
É válido ressaltar que os estúdios da Microsoft tem liberdade criativa com o novo modo que Phil Spencer adotou em sua administração, então quem sabe futuramente podemos ver algo mais além do que apenas trocas de tecnologias.