Gears

Qual outro gênero se encaixaria dentro do Gears além de Ação em Terceira Pessoa e Estratégia?

Sabemos que a The Coalition está buscando trazer novos gêneros para a franquia. A expansão começou em 2018 com os anúncios de três Gears – O quinto jogo da série principal – que sabemos que é em terceira pessoa, o Tactics e POP que são respectivamente de estratégia.

É inegável que fizeram um excelente trabalho com o Gears Tactics, colocando como um protagonista um estrategista no universo da saga com um jogo de estratégia e também a questão do comando das coberturas, a ideia casou perfeitamente.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo com o nosso falecido Gears POP! que encerrou seus servidores em Abril desse ano. A ideia em si era boa mas o problema é que acabou não rendendo como todos esperavam.

Depois do lançamento deles, e com a confirmação de que o estúdio está desenvolvendo mais Gears além do próxima da linha principal com a Unreal Engine 5, qual outro gênero o Gears poderia se encaixar? Será que tem como expandir ainda mais?

Possíveis gêneros que o Gears poderia se encaixar

Battle Royale

Foi interessante eles terem focado um Gears totalmente na campanha considerando que o universo do jogo tem muito a contar ainda. O que faz nos perguntar – será que essa próxima expansão que eles buscam fazer eles não poderiam tentar algo fora da caixa e ser completamente multiplayer?

É claro que isso geraria frustação por parte da comunidade que já se sente descontenta com o multiplayer da série principal, no entanto, arriscar quem sabe um Battle Royale poderia apresentar novas ideias e se caísse no agrado de todos eles poderiam trazer para o multiplayer principal da franquia.

Por outro lado temos que considerar que não é fácil tentar imaginar um Battle Royale de Gears ainda que no 5 eles tenham introduzido o mundo aberto, vimos que, no Gears, combates muito abertos se tornam monótonos pois a essência e o núcleo da série é usar o sistema de cobertura.

Battle Royale de um Gears, já imaginou?

O uso dos Armadillos, King Ravens, Vultures, Rat Bikes, Caminhonetes, Skiffs, bastante parecido com o Warzone do Halo 5 e do Call of Duty, poderia ser divertido.

Ainda que seja difícil essa possibilidade, seria interessante de se ver como eles poderiam adaptar esse gênero que vem atraindo milhões de jogadores, ao universo do Gears.

Survival Horror

Não é de hoje que muito se discute com a ideia de que o Gears poderia ser adaptado em um jogo de survival horror. Todos que são fãs da saga viram que o primeiro jogo tinha uma “pitada” de survival horror com aquela atmosfera de mistério e dos Locusts amedrontando Sera em destruição e desesperança.

Tivemos momentos tensos e marcantes desse jogo com jumpscares dos Wretches e das Berserkers. Com o devido sucesso e amor que esse gênero tem hoje em dia, não é difícil de se imaginar algo nesse estilo. Um Gears com pouca munição, em terceira pessoa, personagem inexperiente, um estilo de The Evil Within e Dead Space, focado na narrativa, com corredores estreitos, Locusts sanguinários, já conseguiu imaginar?

Ainda se levarmos em consideração que existiam Locusts que não vimos durantes os primeiros anos do Dia-E e que agora estão sendo revelados no Gears Tactics, poderiam muito bem se aprofundar nessa brecha de tempo que foi deixada.

Butcher Locust seria um ótimo Pyramid Head (obs: ele já apareceu na trilogia).

Um ótimo contexto para isso seria justamente no começo do Dia da Emergência quando todos não sabiam o que estava acontecendo. Nos colocar num papel de um sobrevivente da época seria extremamente interessante, ou quem sabe, com algum personagem conhecido que tenha sumido todo esse tempo como a própria Sofia.

Vimos que eles criaram um clima de atmosfera de terror na parte da Nova Esperança onde revisitamos o lugar e sem duvida foi uma das melhores partes do Gears 5.

Indo além.. nas histórias em quadrinhos existiu a Vanguarda Sangrenta composta pelo RAAM, Skorge, Jermad e Karn que estavam lutando contra os Lambents no subterrâneo de Sera, e se com base nisso não pudessem fazer algo voltado para o survival horror também?

Estratégia em Tempo Real (RTS)

É inegável que o gênero de estratégia deu muito certo no Gears como vimos no Tactics, e se por acaso eles buscassem fazer em tempo real, algo mais parecido com Halo Wars?

Em Halo Wars ele apresenta duas facções que os jogadores podem controlar: os humanos da UNSC e os “alienígenas” Covenants. Cada facção possui unidades, forças e habilidades especiais diferentes com suas infantarias e exércitos que disputam o território em tempo real, diferente do Tactics que é por turno.

É muito fácil de adaptar algo parecido no Gears. E mais ainda de se imaginar em qual contexto poderiam usar – As Guerras do Pêndulo.

Halo Wars 2.

Tudo bem que a The Coalition disse que não pretende fazer um jogo da Guerra do Pêndulo pois acreditam que a série é sobre matar “monstros” e não “humanos”, só que com tantos pedidos que fazem, afinal não seria uma má ideia se acabassem desenvolvendo um jogo com um acontecimento tão importante igual a esse.

Ou quem sabe fazer da própria CGO contra os Swarms, Locusts contra Lambents, CGO contra URI, as possibilidades são muito vastas.

Sandbox – Mundo aberto

Entramos num tópico que foi até que um pouco recorrente depois do que vimos no Gears 5. Uma grande parte dos jogadores não gostaram muito da ideia de um mundo meio aberto no Gears, com algumas críticas de que o mundo aberto era sem vida e que não fazia muito sentido colocar isso na franquia que sempre foi linear.

Uma chance muito grande que a The Coalition tem e que ela pode aproveitar é fazer um Gears diferente em mundo aberto e que não seja da linha principal. Exatamente igual a Turn 10 e a Playground Games fazem com Forza – enquanto um faz o Motorsport com circuitos fechados a outra faz em um mundo aberto com o Horizon.

Gears tem um universo gigantesco para ser explorado, isso daria liberdade para o estúdio fazer o que quiser na segunda via da franquia em mundo aberto, dando chances para poderem mostrar o que realmente sabem sobre a saga como um todo.

Ato 2 e 3 do Gears 5 se passaram em um mundo “meio” aberto

Claro que isso na minha visão deveria se passar nos tempos atuais da franquia, quem sabe com a própria linhagem dos Fenix que agora não estão como protagonista principais.

Ou, pensando em algo online, funcionaria mais ou menos algo como onde você criaria seu personagem, sua base, seus postos avançados, seu exército, seu pelotão, seu legado, recrutamento com missões aleatórias no mapa e assim em diante, bem no estilo abrangente de Red Dead Redemption 2, quem sabe com pitadas de RPG para aqueles que gostam de jogos que levam meses para serem terminados?

Com o poder da nova geração, com certeza não é difícil de se imaginar algo assim.

Gêneros que seria difíceis de serem adaptados

É claro que se pararmos pra pensar podemos encaixar o Gears em quase tudo só que existem certos receios que ao meu ver não seriam interessantes, como por exemplo, um Gears em Primeira Pessoa seria péssimo já que o que marca a franquia é o seu sistema de cobertura, e isso em primeira pessoa é quase que inexistente e seria muito mal aproveitado.

Mas e quanto a você, tem algum gênero de jogo que você gostaria que fosse introduzido no Gears? Será que ficaria legal um Hack and Slash do Skorge com suas Lancer de duas pontas do Gears 2 matando soldados da CGO? Um modo de jogo pra proteger a plantação de tomates do Marcus Fenix? Independente do que for, parece que teremos que esperar um pouco para descobrir no que a The Coalition está trabalhando para expandir a franquia.

Deixe um Comentário