O novo livro que foi lançado mês passado “Gears of War: Bloodlines” revelou finalmente a causa da morte do Gabriel Diaz que ficou uma incógnita durante o Gears of War 4.
Antes de tudo um breve resumo sobre o personagem, mas atenção porque contém muitos spoilers do livro e do Gears Tactics.
Gabriel “Gabe” Diaz era o chefe da vila de forasteiros, Fort Umson, e serviu anteriormente na Coalizão de Governos Ordenados, Exército e Corpo de Engenharia durante as Guerras do Pêndulo e na Guerra contra os Locusts. Gabriel Diaz foi pai de Kait Diaz, marido de Reyna Diaz e irmão de Oscar Diaz. Gabe e Oscar ficaram órfãos no início de sua infância.
Gabe, Oscar ingressaram no Exército da Coalizão de Governos Ordenados. Gabriel Diaz trabalhou anteriormente como tenente-coronel na Coalizão de Corpo de Engenharia de Governos Ordenados durante as Guerras do Pêndulo e como sargento na Guerra contra os Locusts. Sgt. Gabriel Diaz também foi fundamental no assassinato do cientista Locust Ukkon em 1 ano depois do Dia da Emergência durante o qual ele conheceu uma mulher sobrevivente chamada de Reyna Diaz e se apaixonou.
Devido a suas experiências pessoais com a CGO e o ódio de Reyna devido aos ataques do Martelo de Aurora, Gabriel ficou desiludido com a CGO e partiu com Reyna, enquanto seu irmão Oscar continuava lutando na Guerra contra os Locusts. Tendo reunido uma grande força para derrotar Ukkon, Gabe decidiu dedicar seus esforços para caçar as criações sobreviventes de Ukkon separadas da CGO. Após o fim da Guerra contra os Locusts, Gabriel e Reyna ficaram conhecidos como Forasteiros, pessoas que rejeitaram aquela CGO reformada e fundaram a vila conhecida como Fort Umson. Os dois se casaram e tiveram uma filha, Kait Diaz. Gabe passou o resto de sua vida como chefe da vila e criou Kait até morrer com a Ferrugem do Pulmão em 30 anos depois do Dia da Emergência.
Morte de Gabe e seu legado
A ferrugem de Gabriel progrediu. Por volta de 30 anos depois do Dia da Emergência, Gabriel estava acamado. O médico da vila garantiu a ele e sua família que ele acabaria morrendo com a doença. Com meses restantes, Gabriel solicitou que seu irmão Oscar os visse no leito de morte. Oscar havia sido inicialmente renegado devido à sua lealdade a CGO, bem como à sua irresponsabilidade ao alcoolismo. Reyna sentava-se ao seu lado quase todos os dias, enquanto Kait ficava perturbada com o quão enfraquecido e doente seu pai estava. Momentos antes de Gabriel se reunir com seu irmão, ele morreu de Ferrugem de Pulmão, mas na companhia de sua esposa e filha.
A morte de Gabriel impactou muito seu irmão Oscar, sua esposa Reyna e sua filha Kait. Devido à sua morte, Reyna se tornou o chefe de Fort Umson – o que a forçou a enfrentar decisões difíceis para se tornar seu líder. Oscar, ainda alcoólatra, provou ser responsável por Reyna não apenas ficar, mas também se tornar o segundo em comando e uma figura paterna para Kait. Oscar lembrou-se dele com carinho e dos anos que passaram juntos lutando contra a URI e os Locusts.
Muito se especulava que Gabe tinha sido morto pela própria CGO após o final de Gears Tactics, pois ele sabia que foi a CGO que criou os Locusts, pois como sabemos, eles mandavam matar quem sabia dessa informação sigilosa. Apesar de tudo, ele não foi morto pela Coalizão mas acabou sendo vítima da Ferrugem de Pulmão, que foi uma doença causada pela Emulsão.
Gears of War: Bloodlines não tem previsão para chegar ao Brasil enquanto Gears Tactics já está disponível para PC.
É realmente muito triste ver personagens como Gabriel Diaz, Oscar, Dom e Anya morrerem…personagens que poderiam ser muito bem aproveitados….Bom, é um franquia ja acabou no 3…