Durante uma sessão de perguntas que a Windows Central fez pelo Jez Corden ao Rod Fergusson, foi levantado a duvida do porquê que a franquia Halo é mais popular do que o Gears, e a resposta que foi dada é totalmente convincente.
“Jez: Falando em 343 industries, e eu não quero parecer mesquinho…
Rod: Haha, mas você vai…
Jez: Quero dizer, eu sou um cara do Gears, gosto de minhas motosserras, minhas tripas saindo e assim por diante, mas sempre senti que Gears estava na sombra de Halo em termos de exclusividade do Xbox. Isso é algo em que você pensa?
Rod: Quando você olha para ele, quando cuida de uma franquia como essa, precisa ser honesto consigo mesmo e perguntar: “Quais são nossos pontos fortes, quais são nossos pontos fracos?” Nisso, um dos nossos pontos fortes também é um dos nossos pontos fracos, com a serra elétrica.
A motosserra da Lancer ajuda a definir quem somos como Gears of War e nos ajudou a obter a base que possuímos. As motosserras também garantem que somos uma classificação com faixa etária mais pessoas adultas, o que significa que não podemos ser colocados em uma garrafa de Pepsi, por exemplo.
Temos a oportunidade de se expandir com jogos como o Gears POP! por exemplo. Mas acho que se nos livrarmos da faixa etária de maiores de 18 anos, seria como ter um filme de Deadpool que é a para 13 anos. As pessoas pensariam “eu não quero assistir esse filme”. Se fizéssemos um Gears sem palavrões e sangue, e sem Gears com classificação para motosserras – alienaríamos nossos fãs. E então você deve perceber que nossos pontos fortes limitam um pouco a forma como o mainstream segue.
Obviamente, nosso plano é crescer. Para aumentar seu alcance e nossa base de jogadores. É por isso que estamos tentando tornar o Gears 5 mais acessível com coisas como treinamento, modo Arcade Versus e até coisas como Game Pass. Temos uma oportunidade real lá, pois as pessoas não precisam pagar preço cheio para experimentá-la. Este é um momento interessante para Gears como uma franquia, estamos nos juntando a histórias em quadrinhos, livros, filmes e tudo mais. Acreditamos que criamos a melhor e mais acessível versão do nosso jogo. Vamos ver como as pessoas reagem. Ele ditará a nossa aparência para o futuro, mas estamos nos preparando para nos consolidar.”
Parece que, com a The Coalition tentando se expandir mais com jogos e outros meios voltados pro público de menor idade ou que possam ter maior acessibilidade para conhecer a franquia como em filmes também, haja um jeito de atrair mais fãs no futuro a um longo ou curto prazo.