Em uma sessão de perguntas com a Generación Xbox, o Otto Ottonson o líder de designer do Multiplayer da The Coalition comentou que o Xbox One foi a base para o desenvolvimento do Gears 5.
A plataforma base é a que determinará de alguma forma o ciclo de vida do jogo. E, neste caso, o Xbox One tem sido a base central de tudo.
A resposta de Otto nos dá uma pista: se o Xbox One “Fat” for a plataforma base e se conseguirem resultados tão surpreendentes, talvez não seja arriscado pensar que esta máquina ainda tem vários anos pela frente.
Otto: “Temos vários Xbox, onde cada um tem capacidade de processamento diferente. No Xbox One X, por exemplo, a GPU é muito mais poderosa. Mas no final pensamos que tudo é o Xbox One. Todo o sistema de segundo plano é sempre o mesmo, portanto, para nós, não é tão complicado. Sempre usamos o Xbox One como base e, em seguida, para os outros que têm mais capacidade, aumentamos e melhoramos as coisas para ela.”
No entanto, a ideia da Xbox Game Studios, há mais um valor, o PC. E parece que, para PC, a coisa é “complicada” um pouco mais. Mesmo assim, a dinâmica do estúdio não dificulta a programação para quatro plataformas diferentes.
Otto: “No PC, é diferente, porque existem muitas configurações possíveis. GPU ou CPU diferente, por exemplo. Você tem várias possibilidades e combinações. Você pode ter muita coisa, mas não a de outra. Então essa parte é mais complicada. Obviamente, trabalhamos em estreita colaboração com os fabricantes de placas gráficas para ter os drivers que nos permitem fazer o que queremos, mas no design da interface do usuário, o PC está incluído desde o início.
São as mesmas pessoas que desenvolvem para Xbox e PC para tentar garantir que tudo tenha a mesma experiência. Mas não, não tem sido muito difícil.“
Gears 5 já está disponível para Xbox One e PC e também incluído no Xbox Game Pass.