Sera

A história do Gears é consideravelmente complexa, e por de trás disso tudo há um grande universo para nos contar diversos acontecimentos que ocorrem no Planeta em que ele se passa – Sera.

Por mais que alguns ainda acreditem que a humanidade colonizou Sera, não é o que a história nos conta. A verdade é que Sera é um planeta igual a terra que teve seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Pois bem, mesmo que esses fatos não interfiram muito nos jogos, livros ou histórias em quadrinhos, existem certas curiosidades desse planeta em que matamos tantos Locusts e Swarms.

10 – Sera não é a Terra embora pareça bastante

Vista à distância, Sera se parece muito com a Terra. É um planeta continental com oceanos enormes e climas semelhantes. Ele também tem grupos étnicos semelhantes, paralelos históricos e combustíveis fósseis. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre Sera e a Terra.

Sera tem um dia de 26 horas e duas luas. Como a Terra, possui petróleo e energia nuclear, mas Sera também possui a tão cobiçada Emulsão, uma fonte de energia que desempenha um papel fundamental na série. E por fim, Sera tem as Cavidades, uma rede gigante de túneis e cavernas sob a superfície do planeta que até onde se sabe, não existe na nossa Terra.

A The Coalition em uma entrevista em 2019 comentando mais sobre o universo da franquia, disse que a terra existia em um espaço negativo, isto é, ela está lá mas ainda não a usaram ou citaram alguma vez.

9 – O planeta Sera não tem um mapa

Nenhum mapa canônico jamais foi produzido para Sera e a The Coalition afirmou que eles talvez nunca o façam. Isso ocorre porque eles não querem ser limitados por isso nos seus jogos futuros caso exigirem mudanças na geografia.

Um mapa não canônico de Sera.

Um mapa não oficial foi criado pelo ator e designer Chris Bartlett, usando nomes de Star Wars. Este mapa apareceu brevemente em uma cutscene em Gears of War 2, mas não tem nenhum status oficial fora dele.

8 – Sera é Ares escrito ao contrário

Ares era o deus grego da guerra. Para os gregos antigos, ele era ao mesmo tempo uma figura necessária e perigosa, representando o sucesso na guerra e também a natureza destrutiva da batalha. Ele representa a violência e a sede de sangue do conflito, em oposição ao elemento estratégico da guerra personificado por Atenas.

Ares, o deus da guerra.

Ares é, portanto, uma figura muito apropriada para dar o nome ao planeta devastado pela guerra de Sera. Não é o único nome no universo Gears: o planeta próximo de Sera se chama “Risea”, que é uma grafia invertida de Aesir, os deuses nórdicos.

7 – Sera esteve em guerra durante a maior parte de sua história

A história de Sera começa com a Era do Armagedom; mil anos de guerra ininterrupta em que a raça humana foi quase exterminada. Eventualmente, a humanidade abandonou seus caminhos guerreiros e embarcou em um período de paz conhecido como a Era do Silêncio. Isso durou pouco menos de 40 anos antes de lutar pela recém-descoberta Emulsão, que deu início às Guerras do Pêndulo entre a CGO e a URI.

As Guerras do Pêndulo duraram 79 anos antes que a CGO saísse vitoriosa. A humanidade descansou por apenas seis semanas antes do Dia da Emergência e do ataque coordenado pelos Locust, que posteriormente os humanos venceram a guerra e extinguiram os Locusts, no entanto, depois de 25 anos de paz eles retornaram mais evoluídos e hoje são conhecidos como Swarms.

6 – As duas primeiras superpotências lutaram com espadas e bigas

Durante a Era do Armagedom, as duas primeiras superpotências foram criadas: as nações de Kashkur e os Gorasnaya. Os primeiros anos desses impérios foram conhecidos como a Idade da Prata, com ambas as nações conquistando vários estados menores para formar seus próprios impérios. Eles lutaram principalmente com armas como espadas e carruagens.

Alexiy Desipich e Nassar Embry, fundadores da CGO.

Os dois impérios eram bastante avançados em comparação com lugares como Ephyra (a futura capital da CGO). Apesar da eventual perda de seus impérios, Kashkur e Gorasnaya se tornariam membros importantes da CGO e da URI, respectivamente, depois que foi reestabelecido outra forma de se governar o planeta abandonando o Imperialismo.

5 – Emulsão é uma alegoria do petróleo

Emulsão é uma alegoria clara da relação da Terra com o petróleo. O boom econômico da “Gold Rush” que se seguiu à descoberta da Emulsão é uma referência ao apelido do petróleo, “Black Gold”.

A alegoria é ainda mais reforçada pela presença de cartazes anti-guerra com o slogan “No Blood for Imulsion”. Até mesmo o processo de escavação, extração e refinamento da Emulsão é o mesmo que o processo de distribuição de óleo em nosso mundo.

4 – A maior parte da cultura de Sera é baseada na guerra

Sem surpresa para um planeta que está constantemente em guerra, existem fortes ligações entre a cultura de Sera com a guerra. A CGO em particular é uma força militarista e autoritária que exige lealdade aos ideais do estado.

O Octus Canon foi o documento feito em coletivo pelo fundadores da CGO.

A chamada “Octus Canon”, as oito virtudes nas quais a CGO foi fundada, enfatizam a importância dos ideais militares: Ordem, Diligência, Pureza, Trabalho, Honra, Lealdade, Fé e Humildade. Da mesma forma, os feriados da CGO são principalmente relacionados à guerra, como o Dia da Vitória e o Dia dos Caídos.

3 – Sera tem um conjunto diversificado de religiões

As oitos virtudes está tão embutido no modo de vida da CGO que assumiu um significado tremendo, mas há evidências de religião real em Sera. Uma das principais virtudes é a fé e sua religião que inclui um Deus monoteísta. Além disso, a cidade tirana de Ilima tinha uma catedral.

Os moradores da Ilha de Irohma também têm sua própria religião, acreditando que o corpo de uma pessoa era sagrado até que sua alma partisse, momento em que o corpo se tornasse uma carcaça inútil.

Os Locusts também tinham sua própria religião, incluindo uma ordem de monges chamada Kantus que glorificavam os Deuses da Trindade das Cavidades.

2 – Eles ainda se divertem às vezes apesar dos pesares

Nos breves tempos em que eles não estão lutando, há algum entretenimento disponível para os Seranos. Thrashball era o esporte mais popular de Augustus Cole, que era um jogador de Thrashball na posição de atacante defensivo. Eles também tinham bibliotecas, museus e teatros.

Em Gears 5, os jogadores visitam o teatro onde está havendo um musical de Embry, sobre os Líderes Supremos da CGO – Nassar Embry. O vinho também existe em Sera. A propriedade da família Stroud, onde Marcus Fenix e Anya Stroud viveram após o fim da Guerra dos Locust, incluía uma vinícola.

1 – A população humana de Sera foi quase extinta como resultado da invasão dos Locusts

Os humanos foram a raça dominante em Sera por milhares de anos, mas tudo mudou após a Invasão dos Locust. Estima-se que um quarto da população morreu nas primeiras 26 horas após o Dia-E.

Kim.

Após 15 anos da Guerra dos Locusts, acreditava-se que 99% da população havia morrido. Não apenas nas mãos dos Locust, mas também devido ao uso da CGO daquela arma poderosa e monstruosa, o Martelo da Aurora, nos danos ambientais que se seguiram.

Bônus: A URI quase rompeu o tratado de Armistício após o fim da Guerra do Pêndulo

Logo após a CGO ter vencido a URI na Guerra do Pêndulo usando o poderoso Martelo de Aurora foi realizado um armistício entre ambas, porém quase que foi desencadeado mais alguns anos de Guerra entre as duas super potências isso porque a URI tinha um protótipo do Satélite do Martelo de Aurora.

URI.

No entanto, para evitar mais mortes desnecessárias, uma parte da URI acabou decidindo não usar, o que ocasionou uma pequena Guerra Civil dentro de URI pois a outra parte queria revidar o que a CGO fez.

Deixe um Comentário