Mesmo estando no Game Pass desde o seu lançamento, Gears 5 vendeu mais do que o Gears of War 4 afirmou o Phil Spencer, responsável pela divisão de jogos da Microsoft em uma entrevista com a Eurogamer:
“Como você vê o sucesso de um título como o Gears 5? Obviamente, não se trata de vendas para você. Então, como você justifica o investimento em um grande projeto como esse? Como você mede seu sucesso quando recebe este jogo que sai no Game Pass no mesmo dia em que o jogo é lançado?
Phil Spencer: O Gears 5 vendeu bem para nós. Vendeu melhor que o Gears 4. E nos sentimos bem com isso. Se as pessoas querem optar por comprar o Gears, é uma opção que queremos oferecer. Não estou tentando canalizar todo mundo que quer jogar o Gears na assinatura. É sobre dar aos jogadores uma escolha. Certos jogadores tomarão a decisão, como parte do Game Pass, de que desejam começar a se inscrever ou já são assinantes e continuam se inscrevendo.
No momento, a métrica mais fácil de conversar com Rod ou com alguém sobre o sucesso é: quantos jogadores encontramos neste jogo? E deixe que os jogadores escolham como realmente querem obter o jogo. É uma evolução, não há dúvida. Os estúdios foram treinados para isso: o que eu vejo é quais são minhas vendas do primeiro dia, quais são minhas vendas da primeira semana? E como indústria, a imprensa quer saber. Ei, como julgo se o Gears 5 foi um sucesso? O que vou dizer é que estamos incrivelmente felizes com o Gears 5. Ele foi bem revisado. Tem uma tonelada de jogadores. Estamos recebendo feedback sobre certas coisas. Eu também vejo o feedback sobre o jogo. Foi um ótimo lançamento na franquia Gears e levou uma tonelada de jogadores que queriam jogar, e isso é incrível.“
Gears 5 vem quebrando recordes desde que lançou alcançando a marca de 3 milhões de jogadores somente na sua primeira semana, não é difícil de se acreditar que esse é o maior lançamento da franquia.