Desde o lançamento do Gears 5 muito foi comentado em relação ao final dele. Sabemos que existe uma escolha entre salvar o JD ou o Del enquanto estamos controlando a Kait quando estamos prestes a morrer pela Rainha Reyna.
Apesar da The Coalition muito provavelmente já estar ciente do que a maioria escolheu salvar, é sempre bom reforçarmos o porquê que o JD sobreviver é o caminho que deve ser seguido.
Vamos levar em consideração alguns fatores que ajudam que esse final é o verdadeiro do qual o James sobrevive.
Marcus Fenix
O fator crucial que levou a todos fazer essa escolha é claramente pelo Marcus Fenix, pois o personagem já sofreu muitas perdas pessoais, praticamente todas as pessoas da sua família.
Ainda que Marcus e James não tenha as melhores relações como pai e filho ele ainda sim sentiu muito a perda dele como vimos no final onde salvamos o Del. Vamos levar em consideração que tudo que Anya deixou para Marcus antes de morrer querendo ou não foi o James (já que a fazenda dela foi toda destruída), e por mais que exista esse conflito constante entre os dois, não existe nenhum outro motivo plausível para deixar esse grande herói sozinho.
Por outro lado, se caso a teoria de que Marcus Fenix tenha um outro filho estiver certa, as possibilidades de JD morrer são altas, mas a probabilidade disso ainda acontecer é muito incerta.
Existem planos para contar mais sobre a história de Del
O Del por sua vez foi mais desenvolvido no jogo, muito do que não ficamos sabendo dele no Gears of War 4 foi recompensado no Gears 5 e ainda saberemos mais dele já que a própria The Coalition confirmou isso que serão contadas através de histórias. É por isso que sua morte impacta mais ainda no desenvolvimento de James após a morte da Lizzie Carmine.
Outro ponto que podemos abordar é que agora JD pode começar a se entender melhor com Marcus já que o mesmo também perdeu um melhor amigo – Dom, e certamente Marcus pode ensinar ou ao menos auxiliar o James sobre como é perder um amigo próximo.
Kait
Sabemos que em Gears não existe “e assim viveram felizes para sempre”, no entanto, desde o Gears of War 4 eles deixam explícito que James e Kait tem uma relação. Marcus até brinca inúmeras vezes durante o Gears of War 4 chamando a Kait de namorada do James quando ele iria mencionar ela em algo.
E não foi diferente no Gears 5, durante o último ato do jogo, Kait agradece a James por ter ajudado em lançar o satélite do Martelo de Aurora e Fahz até chega a tirar sarro do momento em que eles estão conversando.
Outro bom motivo está logo aqui – Kait e JD podem dar início a um novo movimento ou até mesmo na CGO, mais ou menos igual o que aconteceu com Gabriel Diaz e Reyna que são os pais da Kait quando criaram os Forasteiros. É uma possibilidade de acontecer no futuro da saga se assim seguirem com o James vivo.
JD errou igual a Anya..
No Gears of War, muitas pessoas têm visto JD Fênix como uma pessoa muito precipitada. Apesar de ser verdade, e de cometer o erro de não ter contado a verdade a Del e a Kait, JD com certeza ordenou o tiroteio com base em ordens diretas dos seus superiores, tal como sua mãe Anya Stroud certa vez.
Então, James não é tão ruim quanto tentam taxar de má pessoa por permitir fogo contra os protestantes no Assentamento 2. Anya também já ordenou ataques do Martelo de Aurora em cidades que ficaram devastadas e que possivelmente houve vitimas. Um erro não justifica o outro, é claro, mas se vermos por esse lado, JD estava apenas obedecendo ordens.
Redenção
Outro ponto muito importante que podemos destacar é a redenção de JD Fenix que precisa acontecer. Sabemos que ele protagonizou uma massacre contra os manifestantes da CGO no acampamento 2 e esse foi um dos motivos de Del e Kait terem se afastado um pouco dele durante um tempo no Gears 5.
A oportunidade da redenção dele com o sangue derramado desses manifestantes precisa ocorrer em algum momento e isso reforça que ele pode realmente desenvolver um personagem melhor do que ele era, pois com a morte de Del – que foi um dos que ficou abalado com a revelação de que JD matou manifestantes, ele pode se redimir tomando a frente movimentos que faça justiça a esses manifestantes do qual ele matou.
A essa altura a The Coalition já deve estar ciente do que a maioria escolheu assim como mencionado pelo ex-chefe Rod Fergusson que era algo que estava a ser decidido no ano passado.
Portanto, se tudo ocorrer conforme o que estamos vendo, o Gears 6 deve seguir com James vivo a não ser que eles nos surpreendam e façam duas campanhas para o jogo.
Acho que a “The Coalition” arrumou um grande problema pra eles com essa escolha. Tô curioso pra saber como eles vão fazer no Gears 6