Finalmente depois de seu lançamento, aqui está nossa análise do Gears 5, e se prepara, porque tem muita, mas muita informação que iremos falar a seguir. Isso porque não iremos tratar de somente um assunto, mas de vários, já que o jogo proporciona quatro modos pra gente jogar, então vamos começar por partes: Campanha, Multiplayer, Horda e o Fuga.
Queremos deixar claro que não existe nenhum profissional em questão de análise de jogos aqui, e sim, uma opinião e um veredito de um jogador fã de Gears.
Campanha
Falar sobre a campanha do Gears para muitos é como se fosse o fator crucial pela compra do jogo, e eu assim como você que gosta do universo do Gears, temos muito o que comemorar com o Gears 5.
Vamos começar pela história do jogo então e depois partimos para o gameplay.
Enredo – Cenário atual do Planeta Sera e a nova protagonista
Gears 5 se passa logo após os acontecimentos do livro “Gears of War: Ascensão“, esse no qual estreita mais a relação dos novos personagens com os antigos, contando mais sobre a Kait, agregando ainda mais esse novo universo que a The Coalition vem expandindo a franquia em outros meios.
Pode ficar tranquilo que não é necessário ler o livro para entender o Gears 5 muito embora seu final nos deixa um gancho para o jogo.
Depois do final do Gears of War 4, a CGO realmente se dá conta que existe uma nova ameaça chamada “Swarms” e que eles vem sequestrando pessoas e se procriando, e o Gears 5 embarca nessa ideia para nos colocar em uma nova guerra que já está acontecendo levando em conta um fator primordial da Kait.
Antes, Kait, JD e Del faziam parte dos Forasteiros, só que com a chegada dos Swarms, eles se viram obrigados a voltar para a CGO assim como o Marcus também.
Como vimos no final do Gears of War 4 e também muito no “Gears of War: Ascensão”, algo que seria bastante abordado no Gears 5 era a tal da tradição familiar da Kait, e no jogo ela foi o invólucro de basicamente tudo.
O cenário atual do planeta diante a ameaça swarm e a situação na qual se encontram com a protagonista que agora é a Kait casam perfeitamente durante o jogo e tudo é bem encaixado, sem nada forçado ou aqueles buracos incessantes como foi no Gears 4. Sinceramente, seria completamente decepcionante se não controlássemos a Kait nesse jogo como protagonista, pois como foi dito, ela foi a “engrenagem” principal para tudo acontecer.
É interessante notar também a maior ênfase que deram ao Del, visto que ele foi o que mais ficou apagado dentre os novos personagens introduzidos. E nisso, fizeram um ótimo trabalho e posso arriscar dizer que o personagem é um dos mais carismáticos da série até então.
E já que estamos falando dos novos personagens, todos, sem exceção tiveram um desenvolvimento muito bem feito durante o jogo.
JD por sua vez está em conflitos com seu pai, Marcus Fenix, e sempre tenta provar o seu valor o tempo todo, até um momento em quem tiver que pagar por isso.
Del como falado acima, foi o que mais se desenvolveu com a Kait mostrando total fidelidade a ela mesmo pelos problemas que ela vem passando.
E um novo personagem que foi introduzido também é o Fahz, amigo do JD e completamente fiel a CGO. Sabe aquele seu amigo que puxa o saco do chefe? Então, esse é o Fahz. Mas por mais que ela pareça ser ruim, ele se desenvolve bastante no jogo e você acaba gostando dele.
Em relação aos personagens antigos como o Marcus, Baird e o Cole, eles estão lá para cumprir seus papéis e por mais que seja difícil de se acreditar, eles tem seus devidos pesos na trama do jogo. E é claro que no decorrer do jogo, você deve se reencontrar com alguns personagens antigos que também agregam na história do jogo.
Algo que devemos notar é que nesse Gears, os novos personagens se destacaram mais, e mesmo que nós tenhamos saudades do antigo Esquadrão Delta, esse novo aqui tem sua própria identidade e agrada bastante também.
Faces familiares
Com os novos problemas nas linhas de frente da CGO juntando o fato da Kait ter uma relação com os Swarms, Gears 5 consegue entregar a maior narrativa de um Gears desde o Gears 2 quando os Locusts começaram a invadir cidades do Planeta Sera.
E aqui, temos uma leve coincidência já que os Swarms, estão começando a tentar atacar as cidades do planeta Sera, considerando que eles já tomaram conta das antigas cidades destruídas. Mas não pense que o Gears 5 precisa viver do passado pra tentar entregar uma experiência marcante, não mesmo, pois o jogo tem sua própria identidade se tratando de um assunto que é basicamente o que o Gears mais aborda – Guerra.
O Planeta Sera está sim em perigos mas a CGO ainda não está completamente devastada como nos Gears anteriores, já que agora, eles estão completamente preparados pra qualquer tipo de conflito que tiver, prova disso é a criação dos DeeBees e dos Acampamentos.
O jogo nos responde muitas duvidas que tivemos ao decorrer dos anos sobre a história e pra mim isso foi a maior surpresa. Eu que gosto de fazer teorias de Gears, ver tudo isso se concretizando foi um sonho realizado, eu tenho certeza de que a The Coalition escutou os fãs, e eles fizeram isso com maestria durante o Ato 2 e 3 do jogo que pra mim foram os melhores.
O fato de entrarmos em locais e começar a tocar a trilha sonora dos Gears antigos é sinal de que houve um respeito muito grande pelo que fizeram no passado, é esse tipo de fã service que todo fã de Gears gosta e queria ver. Outro grande destaque do jogo foi eles terem que pegar respostas do passado para salvar o futuro, trazendo de volta personagens icônicos da série.
O jogo respeita de todas as maneiras o legado deixado pela trilogia inicial, fazendo referências com coletáveis ou até mesmo os próprios personagens comentando sobre acontecimentos passados, ver tudo isso é a prova de que quem escreveu o roteiro do jogo ao menos jogou os Gears ou sabe o que aconteceu para poderem fazer o jogo.
Nós vimos que a narrativa está tudo muito bem feita e caprichada, mas isso funciona na gameplay do jogo? Já te adianto que sim, e muito.
Gameplay – O Gears da maneira que ele sempre mereceu ser
Gears 5 é tudo o que os fãs esperavam de um Gears da nova geração, com inovações, sua essência visceral no combate e uma narrativa que explora o passado e o futuro da saga. Eu acho que o maior ponto do seu gameplay foi isso, eles terem que explorar o passado para garantirem o futuro.
Agora, você controla um bote no jogo que te transporta para um lugar e para outro em um mundo semi aberto, igual ao de Metro Exodus e o reboot do Tomb Raider.
Aqui, é válido destacar que esse cenário mais aberto deu um novo ar para a série de forma completamente positiva, pois como sabemos, o universo do Gears é muito rico pra se limitar a fazer jogos com cenários fechados, e eles conseguiram explorar muito o passado da série com essa nova ideia, nos fazendo revisitar lugares marcantes da saga, que, novamente ressalto, tem sua importância muito grande no jogo.
Nós temos um mapa agora, e quando entramos em um ato que for um mundo mais aberto, nós podemos navegar por ele e fazer até missões secundárias com o ícone “?”. Não se preocupe que o fato do jogo estar mais aberto, não significa que eles colocaram um monte de coletáveis fúteis no mapa todo, não mesmo, tudo é muito bem feito e resolvido sem forçação pra empurrarem missões desnecessárias, quando você acabar um ato que tem o mundo mais aberto, você vai querer jogar mais missões, de tão boas que são.
Gameplay do jogo tá excepcional, não tem como elogiar o Gears e não ressaltar essa parte, ela está melhor do que nunca. Tudo responde muito bem, a dirigibilidade do bote, a movimentação suave dos personagens, e até quando controlamos o Jack, tudo foi muito bem trabalhado, ainda é o Gears que conhecemos só que maior e melhor.
Os cenários mais abertos ficaram no ponto certo, sem aquelas encheção de ter que colher itens desnecessários como em alguns jogos. Tem missões secundárias pra você fazer que são bem tranquilas e que se encaixam muito bem.
E já que falamos no Jack, ele é outra peça importante que você deve usar muito durante o jogo. Conforme o jogo avança você precisa atualizar ele de várias formas – seja de formas passivas ou agressivas. Vou dar um exemplo melhor:
Vamos supor que você precise passar por um lugar que está pegando fogo, o Jack tem uma habilidade chamada “stim” que é um método de escudo temporário que ele pode dar ao jogador. É esse tipo de habilidade que você vai precisar atualizar nele pra que você possa prosseguir no jogo ou usar como vantagem durante o combate, então, aqui fica minha recomendação, explore bem os ambientes do jogo para encontrar peças de atualização para o Jack.
Algo interessante também que eles fizeram muito bem é que as peças de atualizações para o Jack normalmente achamos em lugares do passado do Gears, e isso foi muito bem pensado e elaborado.
A ação do Gears da melhor maneira
Outro ponto extremamente positivo foi a diversidade na hora da ação do jogo, você pode escolher como você vai fazer determinadas missões, seja em furtivo, controlando ou dando comandos ao Jack, ou, se você quiser, na ação tradicional mesmo. Fora isso também as partes que são lineares do jogo ficou evidente que tentaram ao máximo deixar tudo diversificado. Em cada situação de combate você usa um método diferente e tudo isso foi muito bem feito.
O jogo nos proporciona momentos tão épicos de ação que não deixa devendo nada comparado aos outros Gears.
Um momento ou outro você deve enfrentar umas situações meio complicadas para se passar, mas isso foi proposital, com o Jack, nós ficamos meio que obrigado a algumas vezes ter que usar-lo para não desafiar nossa paciência principalmente quando a IA do Del acaba nos atrapalhando.
Gears 5 entrega uma narrativa forte e emocionante expandindo ainda mais a franquia, respeitando a essência e trazendo inovações, sua campanha é uma obra prima e completamente obrigatório para os fãs, é um prato cheio pra quem esperava uma história digna de Gears e também com muitas reviravoltas com um desfecho que dá brecha para algo grande que está por vir.
A campanha desse Gears deve te agradar muito, procure jogar na dificuldade avançado mesmo que esteja começando agora, e se puder, em cooperativo, seja com o Del ou o Jack (sim ele é controlável agora!), pois o jogo pode te levar em momentos mais desafiantes dando uma satisfação maior ao terminar cada fase.
O que me deixa mais animado é que podemos esperar tudo isso que vimos numa escala maior no futuro, e ver a franquia se expandindo desse jeito é algo extremamente entusiasmante.
Multiplayer
Quando se trata de Multiplayer muitos jogadores ficam com medo levando em conta o que foi o Gears of War 4, mas calma, aqui não parece ser tão ruim quanto parece.
Mudanças… boas?
Vindo com uma carga completamente grande devido a tantos problemas no Multiplayer do Gears 4, o que muitos esperam é que o Gears 5 possa entregar algo melhor do que foi o seu antecessor, mas aqui temos que levar em consideração algumas coisas.
O grande do problema do Gears 4 não era ele ser mais leve e ter a jogabilidade mais suave que os seus anteriores, e sim, por ele ser um jogo desequilibrado e voltado para novos jogadores, e que enfureceu, inclusive eu, todos os amantes do Multiplayer do Gears.
Pois bem, o grande X da questão é que, o problema não é inovar e deixar a jogabilidade mais suave, e sim, deixar desequilibrado. Mas então, o Multiplayer do Gears 5 consegue ser equilibrado e justo?
De uma coisa você pode ter certeza, mais equilibrado que o 4 ele está com toda certeza, só que não espere combates de Gnasher como no Gears 3, aqui no Gears 5, eu gosto de dizer que é o que o Gears 4 deveria ser – Um Gears mais rápido, mais justo e com sua própria identidade. Comparado ao 4, ele está infinitamente melhor e não sofre com aqueles problemas contínuos de não matar a queima roupa com a Gnasher como os famosos 83% de danos.
Você pode sim se deparar com alguns problemas ainda com a questão de não matar o oponente quando estiver muito perto, só que não tanto como era no 4.
Observe sempre um fator – seu ping, se ele estiver alto, provavelmente é o motivo de você estar com problemas de eliminar alguém no Multiplayer, se não for o caso, então isso realmente ainda é a falta de balanceamento do jogo.
Antes de começarmos a falar sobre os modos do Multiplayer Versus, vamos discutir ainda sobre assuntos que vem sendo discutidos que é sobre o Multiplayer ainda estar completamente moldado para iniciantes.
Sim, o Multiplayer do Gears 5 foi muito desenvolvido para jogadores casuais, prova disso é a criação do Modo Arcade que mescla jogos de tiros tradicionais, só que esse não é o grande problema, e sim a assistência de mira e de eliminação que está nas classificadas/ranqueadas.
Como eu falei anteriormente acima, para quem está começando agora, tudo está perfeito no Multiplayer, mas pra quem é da velha guarda ainda sente bastante com algumas mudanças, como essas próprias assistências.
A assistência de eliminação por exemplo, é algo plausível pra se discutir. Vamos supor que você atirou em um inimigo, deixou ele danificado, e outro membro da sua equipe elimina ele, a morte não vai contar para o membro da equipe que matou, e sim pra você já que você danificou o inimigo primeiro.
Outro problema que também está sendo falado é o Handicap que é a prática de atribuir vantagem através de compensação de pontuação ou outra vantagem dada a diferentes competidores para igualar as chances de ganhar. Isso, nos respawns em Rei do Pedaço está sendo prejudicial.
Tudo isso pode se tornar uma pedra no sapato para os jogadores de longa data do Gears e só o tempo dirá se vão ou não arrumar isso no futuro. Mas mesmo com todos esses problemas, o multiplayer ainda é muito bom e tem o combate tradicional da série com Lancer e Gnasher do jeito dele, leve em consideração tudo isso que foi falado e que o jogo não é um Gears 4.5.
Mata Mata em Equipe
O nosso bom e velho mata mata em equipe é o mesmo que ainda conhecemos, está inalterável. Cinco jogadores de cada equipe (CGO vs SWARMS) disputam no mapa com 15 regenerações. A equipe que eliminar a outra primeiro, vence.
Não tenho muito o que comentar sobre o Mata Mata em Equipe, é o nosso bom e velho MM que sempre jogamos e está muito bem feito nos novos mapas do jogo.
Você pode encontrar pra jogar nas classificadas e também nas sociais, mas recomendamos que você procure jogar sempre nas classificadas pois sua recompensa será maior tanto em XP como em suprimentos.
Rei do Pedaço
Rei do Pedaço teve seu devido destaque nesse Gears, e isso é muito bom, pois é um modo muito interessante de se jogar e rende bem mais suprimentos e XP pra você aos finais da partidas.
Diferente do Mata Mata, aqui você pode eliminar os oponentes quantas vezes for necessário para ganhar a partida com os segundos conquistados dentro dos círculos.
E segue basicamente a mesma linha – cinco jogadores de cada equipe precisam dominar um círculo que muda no mapa até chegar numa pontuação com segundos.
É um modo altamente recomendado pois ele é bastante competitivo e divertido e ele está muito bom de se jogar no Gears 5.
Escalada
Introduzido no Gears 4, Escalada é o modo mais competitivo já feito no Gears e também para muitos, o melhor. Se você quer se informar mais sobre ele, nós temos uma matéria no site feita somente pra explicar o modo.
O modo nada mais é do que você precisar dominar três círculos do mapa, ou ao menos tentar. Lembre-se que aqui não é Rei do Pedaço, e ao conquistar um dos círculos do mapa você vai somando pontos até chegar na pontuação que precisa vencer.
Outro destaque também é que você tem 5 vidas, a princípio parece ser algo ruim, mas jogando você percebe que se torna algo altamente competitivo. É o modo que mais recomendo todos jogarem.
Execução
Um dos modos mais competitivos do Gears também está de volta. Aqui, o negócio fica mais complicado pois você não tem regeneração, morreu uma vez? Só vai poder voltar na outra partida.
Outro ponto que é válido destacar aqui também é que você só consegue eliminar o oponente executando ele de perto, o que te leva por muitas vezes a combates mais próximos.
Execução é outro modo que também é altamente recomendado pra se jogar, mesmo que possa parecer difícil.
Arcade
Se você que está começando agora a jogar o Gears, não existe outro modo que eu possa recomendar. Antes de ingressar nas classificadas, jogue algumas partidas de Arcade pra você ter uma noção mais ou menos de como é o Gears, mas não pense que ele será assim quando você finalmente conhecer o Multiplayer do jogo, pois o fluxo das partidas em classificadas normalmente é Lancer e Gnasher.
O modo é uma mistura de Counter Strike e Overwatch, cada personagem tem sua classe e conforme você elimina alguém você ganha pontos para ser usados para adquirir outras armas durante o jogo.
Arcade é um modo feito para jogadores casuais, eu vejo como uma preliminar pra ingressar nas classificadas. É divertido e ainda sim tem a ação visceral do Versus do Gears.
Corrida armamentista e Queimada
Existe também a corrida armamentista e a queimada que foram introduzidas no Gears 4.
A corrida armamentista é basicamente o gun game do Gears, conforme sua equipe matar três oponentes com cada arma, você vão recebendo outra arma até chegar na arma final e vencer a partida.
E a Queimada vence o time que eliminar os cincos oponentes primeiros antes que matem alguém da sua equipe e retomem um jogador de volta a partida.
Afinal.. pra quem é recomendado?
Com base em tudo no que falei, o Multiplayer Versus do Gears 5, afinal de contas, vale a pena você conferir independente se for um jogador de longa data ou é iniciante, você pode acabar gostando do Versus do jogo.
Ele pode parecer que é um Versus voltado para jogadores casuais mas ainda sim se você tem a tática de jogar o Gears todo esse tempo você vai se sobressair sobre os demais do mesmo jeito. E pra quem começou agora, o Gears 5 pode ser a sua entrada para o Versus da franquia.
Horda
O famoso modo Horda está com uma nova cara no Gears 5! Mais brutal do que nunca, agora, reformulado de um jeito que deve agradar todos os fãs de Horda da saga.
Desde o Gears of War 2 o modo Horda do Gears arrasta uma legião de jogadores que amam matar ondas de inimigos incessantes. E aqui, posso dizer que também é o melhor horda já criado na série.
Classes
Algo que era um problema nas Hordas dos Gears era a questão de falta de regras de classes. Vou dar um exemplo melhor.
No Gears 4 mesmo, se você jogasse com a classe de Batedor, você podia criar no forjador fortificações, barreiras e torres de armas mesmo tendo um Engenheiro na equipe que teria desconto ao criar qualquer fortificação no Forjador.
Agora no Gears 5, não existe mais isso. Você tem sua classe e dependendo dela, você só pode forjar armas como é o caso de Batedor agora. Somente as classes apropriadas podem criar fortificações no Forjador.
E algo que levaram muito adiante no Horda do Gears 5 é as classes. Cada uma tem sua própria habilidade e função no jogo.
Agora nós temos habilidades que podem ser usadas durante o jogo e fora do jogo. Basicamente, cada personagem possui uma habilidade que pode ser usada temporariamente durante o jogo e também aquelas que você pode atualizar no menu do jogo antes de começar o Horda.
Escolha a classe que mais faz o seu estilo de jogo e divirta-se.
Progressão das Habilidades durante o jogo
As habilidades são uma forma de melhorar suas estatísticas do seu personagem durante o jogo. Com exceção dos Engenheiros, cada personagem tem quatro benefícios, cada um com 10 níveis de upgrades.
Você pode optar por gastar a Energia que ganhar em qualquer uma das quatro habilidades – o que significa que você terá que fazer escolhas no início do jogo que terão impacto no meio e no final do jogo.
Aumentar a saúde, o dano da arma, a velocidade do personagem ou os bônus de dano do seu personagem têm um impacto significativo no seu estilo de jogo e na sua contribuição para a equipe.
Progressão das habilidades fora do jogo
À medida que você subir de nível com um personagem, você ganhará novas habilidades para ele. Cada habilidade associada a um personagem é desbloqueado automaticamente quando você sobe de nível.
Para subir de nível essas habilidades, você precisará adquirir duplicatas. Cartas de Habilidade Duplicadas são ganhas para cada 5 ondas de Horda que você completa como aquele Personagem.
Quanto maior a dificuldade em que você joga, maior a chance que você tem de cartas de habilidades duplicadas mais raras. Além disso, você também pode usar a opção de criar fragmentos para criar cartas de habilidade duplicadas para acelerar sua progressão.
Controle do Território: Armazenamento de Energia
A energia é o recurso colecionável que cai das mortes inimigas. No Gears 5, todos instantaneamente recebem um pouco igual de energia. Pegá-lo dentro de 30 segundos depois de aparecer produz mais Energia – então pegue qualquer Energia que você veja.
Você sempre precisará de mais energia. Esses armazenadores de energias aparecem no mapa a cada 10 ondas a partir da onda 11. Se a sua equipe puder capturar e controlar, eles fornecerão um influxo de Energia a cada onda – contanto que você possa evitar que sejam destruídos.
É sua escolha permanecer seguro em sua base ou optar por expandir para capturar mais território para mais energia.
Para extrair até a última gota, as armas que sobrarem aos finais das ondas podem ser coletadas e convertidas em Energia nessa nova fortificação.
Dificuldade Customizada: Modificações na Horda
A Horda do Gears 5 te dará a liberdade de jogar do seu jeito para encontrar sua melhor estratégia.
Horda vem embalado com 8 níveis diferentes de dificuldade. Você escolhe como eles mudam ativando entre zero e sete modificadores. Encontre a melhor combinação para você e sua equipe terem sucesso.
Novidades
Por muitas vezes, se você for tentar arriscar jogar sozinho com as IAs do jogo, dependendo da sua classe, você vai se sentir jogando o Horda do Gears 2 por não ter acesso a fortificações e somente ficar no combate direto com os inimigos.
Porém esse método é arriscado e as chances de você perder são grandes. Principalmente se você jogar em dificuldades acima do avançado, uma vez que você perde, terá que começar tudo de novo.
É interessante lembrar também que, mesmo que você use as energias coletadas durante as ondas para evoluir suas habilidades no decorrer do jogo, existem outras opções – como falado acima, o armazenador de energias que devem ser protegidos. E existe outro método que você pode utilizar que é pegar armas do mapa e transformar-las em energias com outro recurso disponível para tal função também.
Horda 4.0 é a melhor experiência horda já feita?
O Horda do Gears 5 é o mais bem feito e equilibrado até então na série, dando ao jogador muitas opções de como prefere jogar e oferecendo métodos diferentes e desafiadores para que você tenha a melhor experiência possível no modo.
Se você gosta do Horda do Gears, nesse você deve adorar.
Fuga
O mais novo modo do Gears faz a sua estreia na série – Fuga! que consiste em três jogadores escapar de uma colmeia de Swarms após plantarem uma bomba de veneno nela. A ideia parece interessante, mas e na prática? funciona?
Se no modo Horda você precisa ficar esperando inimigos virem, aqui é o oposto, pois assim que o jogo começa você precisa encontrar a saída da colmeia e sair literalmente, numa fuga.
Só que, no caminho, muitos Swarms vão aparecer para te atrapalhar, e você precisa coletar as armas dos inimigos que você matou para que tenha um arsenal de armas melhor pra poder escapar.
Você já jogou Left 4 Dead? aqui fica uma leve comparação. Durante a fuga, nós temos salas seguras na qual tem suprimentos como kit médico de escudos temporários chamados de “stim”, munições e armas.
Nós temos habilidades dos personagens também, a Lahni tem a habilidade de ataque de faca com carga elétrica, o Keegan fornece suporte com munição e o Mac tem uma espécie de escudo temporário e é possível subir de nível com os personagens e evoluir suas habilidades, igual ao modo Horda.
O modo Fuga é extremamente divertido pois exige muita cooperação com os três jogadores. Não pense que aos finais das partidas de Fuga você seja o último sobrevivente e deixe seus amigos para trás, pois no final, os inimigos começam a vir em peso e fica impossível de um jogador dar conta de tudo sozinho, por isso aqui fica a dica, nunca tente fugir sozinho, principalmente quando vem um inimigo como boss pra você.
Criador de colmeias!?
Você também pode criar sua colmeia, isso mesmo, existe a possibilidade de você fazer sua própria colmeia e publicar para outros jogadores tentarem escapar e vice versa.
No futuro, essa ferramenta de criação será expandida para os mapas no Versus.
Toda semana será adicionado uma nova colmeia para você jogar e tentar escapar, o modo é rápido de se jogar e você sempre fica com o gosto de “quero mais” ao terminar.
Portanto, se você gosta de um modo cooperativo e que seja rápido de se jogar, o Fuga foi feito pra você.
Sistema de recompensas (Versus, Horda e Fuga)
Após os conturbados pacotes do Gears of War 4, muitos ficaram questionando quais seriam os métodos de recompensas no Gears 5, aqui você também pode ficar tranquilo.
Você tem várias opções, tem a opção de você ir subindo de patente e ganhando itens cosméticos do jogo como tinta de sangue, expressões para o seu personagem, skin de armas e personagens, somente jogando. Basta você ganhar XP seja no Versus, Horda ou Fuga e ir subindo de nível.
Existe também a loja que você pode adquirir itens semanais com ferros que podem ser adquiridos ao jogar apenas cumprindo desafios da expedição.
Acredito que você tenha duvidas de como faz para adquirir certo personagem ou skin de arma, já que ambos são os mais usados, então, você tem dois meios de fazer isso, ou é cumprindo desafios jogando, ou adquirindo pela loja com ferros.
Gears aliados
No Gears 5 existe um novo método de progressão. Se você jogar em duo ou em squad com outros amigos você terá um sistema de progressão de Gears aliados. Ao jogarem juntos vocês upam essa progressão de aliados juntos e isso te proporciona maior XP e recompensas, seja em qualquer modo.
Gears 5 vai funcionar com temporadas – as chamadas “operações“, a cada 3 meses o jogo será atualizado com novidades – Personagens, Mapas e muito mais.
Mapas – são bons?
Os mapas do jogo de lançamento, também são muito bem feitos. Exposição, Bunker, Distrito, Preso no Gelo, Campo de Treinamento, Vasgar, Sanatório, são todos inéditos na série e muito bem produzidos.
Não tenho nenhuma crítica pra fazer sobre eles, o fato da The Coalition ter se empenhado em trazer mapas novos, já é um ponto positivo, e ainda mais por serem bons.
Aqui ficou evidente que eles priorizaram o visual do jogo. No Gears 4 eles colocaram o Multiplayer em 1080p e os cenários ficaram vazios, não necessariamente feios, mas a sensação é de que eram cenários mortos, sem vida. Nesse Gears 5 eles não cometeram o mesmo erro, e você percebe a diferença e até uma melhoria significativa.
O Veredito
Gears 5 é tudo o que um fã esperava de um Gears da nova geração – Gráficos estupendos, uma narrativa forte que aborda toda a história da série, um Multiplayer com diversos modos competitivos e cooperativos e inovações tão cabíveis pra quem é novato como pra quem é das antigas.
O jogo além de ser o melhor Gears é também um dos melhores jogos do Xbox One dessa geração, é obrigatório pra todos os fãs de Gears e recomendado pra quem gosta de jogos de ação e principalmente pra quem busca algo diverso no catalogo do Xbox Game Pass.
Em poucas palavras – “Gears 5 entrega uma narrativa forte e emocionante expandindo ainda mais a franquia, respeitando a essência e trazendo inovações, é uma obra prima.”
Gears 5 já está disponível para jogar no Xbox One e PC e em ambos podem ser jogados no Xbox Game Pass.
Otima Analise! Parabèns!