Gears

Um ano difícil para os fãs de Gears?

Após a virada de ano de altas expectativas em vermos algo sobre o Gears a realidade bateu em nossa porta – não teremos nada em 2022. E o pior ainda é que também temos o fim das atualizações e competitivo do Gears 5, o título mais recente da franquia.

Para muitos parece algo ruim, mas irei explicar o porquê que isso é ótimo.

Mini hiato

Vamos levantar alguns pontos importantes que precisamos levar em consideração – recentemente, por volta de 2020/21, a The Coalition anunciou que não teríamos nenhum jogo por parte deles sendo lançado em uma janela próxima.

Pois bem, eles não estão mentindo e de fato temos três anos desde que o último jogo feito por eles chegou até nós e nada de algum projeto novo sendo anunciado.

Existem diversos motivos pelos quais o estúdio tomou essa decisão, que como bem sabemos a principal é a adaptação ao novo motor gráfico da Epic Games, a Unreal Engine 5 que deve ser utilizado no próximo Gears com uma nova experiência gráfica.

The Coalition
The Coalition.

Claro que além de termos técnicos precisamos falar também da questão do tempo e evolução que a franquia irá precisar para se manter como um grande shooter de referência.

  • O tempo que me refiro é o momento que a saga tomará fôlego para voltar com tudo, e para isso precisamos de um bom tempo, e isso está longe de ser algo ruim.
  • Já a evolução se trata de algo que também leva tempo mas que precisa mais da parte da criatividade em como eles irão evoluir a franquia mantendo sua essência, que pra mim, é o mais difícil.

Não é uma novidade dentro da Xbox Game Studios pois um estúdio que fez isso recentemente foi a Turn 10 com o Forza Motorsport onde seu último título foi lançado em 2017 e agora estará de volta em 2023.

Esse “pequeno hiato” é um sinal de que o estúdio pode ter aprendido que lançar um jogo com pressa como foi o Gears 5 (2019), pode ter uma recepção mista por parte da comunidade, pra não dizer negativa.

Gears 5
Gears 5 (2019).

Sabemos que em pouco tempo a The Coalition conseguiu entregar um grande jogo como foi o Gears 5, que apesar de suas falhas no lançamento não deixou de ser um grandíssimo jogo. Agora imaginando o que eles podem fazer em tanto tempo de desenvolvimento é algo bastante animador de se pensar.

Concordo com você quando existem críticas construtivas ao estúdio quando eles fazem algo que não agrada a comunidade como um todo, mas é inquestionável que no quesito técnico a The Coalition é um dos melhores estúdios do Xbox.

Sabíamos que esse dia chegaria onde teríamos esse momento de transição onde precisaríamos de uma pausa na franquia pra repensar melhor e desenvolver um grande Gears como ele merece, e pois bem, cá estamos.

Nova geração, novo Gears

Agora é nova geração, novas tecnologias e mecânicas e isso tudo requer tempo para se desenvolver e adaptar, e o Gears é uma das sagas principais do Xbox, e mantê-la revitalizada é essencial.

E convenhamos, pra quem ficou de 2013 até 2016 sem nenhum Gears novo, não é agora que vamos nos preocupar, até porque a Xbox Game Studios está vivendo um ótimo momento com suas subsidiárias dando liberdade criativa e isso impacta positivamente a The Coalition.

Até lá, iremos jogando e revisitando os Gears atuais porque com certeza temos muitas tarefas a fazer neles – conquistas, rankings, horda.. e por ai vai.

Em 2023 já teremos praticamente 4 anos de adaptação do estúdio incluindo também os problemas da pandemia que vivemos, então, vamos aguardar.

Portanto, não se lamente, sei que esse ano pode parecer um péssimo ano para nós, mas pelo contrário, esse silêncio é um sinal de muita coisa boa vindo nos próximos anos, assim espero.

Deixe um Comentário