Um Gears of War se passando nas Guerras do Pêndulo não está nos planos da The Coalition, disse Rod Fergusson durante a entrevista com a Windows Central. O motivo foi pelo fato de que Gears of War sempre abordou matar monstros e não pessoas.
“Jez: Poderia haver um jogo durante as Guerras do Pêndulo um dia?
Rod: Nós conversamos sobre isso. Nos últimos 13 anos, a coisa que sempre definimos no Gears é o monstro. E assim, uma guerra entre humanos, URI x CGO, também foi um pouco… Existem muitos outros jogos por aí que têm guerra entre humanos. Gostamos da ideia de que você tem como matar demônios. Os Locust representam o bicho-papão debaixo da sua cama, eles rastejam do subsolo para fora da escuridão. Usar uma serra elétrica para dissipar o bicho-papão parecia empoderador.”
As Guerras do Pêndulo foi um dos principais acontecimentos no Gears of War, onde a CGO (Coalizão dos Governos Ordenados) e a URI (União das Repúblicas Independentes) lutaram 79 anos pela posse da Emulsão após a Dr Helen Cooper ter transformado o combustível em algo sustentável para ser usado.
Durante a guerra, muitas atrocidades foram feitas para que fosse vencida e dentro uma delas, foi o uso do Martelo de Aurora criado por Adam Fenix, que fez a CGO ganhar. Posteriormente foi feito um tratado de paz com a URI.
O único momento em que vimos isso sendo retratado nos jogos foi no prólogo do Gears of War 4.